O hiper-realismo ou super realismo como também é chamado, é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. Como o próprio nome indica, o realismo é levado ao extremo, ou seja, acrescentam-se muitos detalhes às obras de pintura, desenho ou escultura, para que esse se aproxime o máximo possível da realidade. Alguns acreditam que os hiperrealistas também acrescentam maior emotividade às obras do que os fotorrealistas.
É importante notar que apesar das obras aproximarem-se da realidade a ponto de serem quase idênticos, não são a realidade. Esse simulação de realidade cria a ilusão de uma nova realidade, mais complexa e, principalmente, mais subjetiva.
Abaixo vejam uma amostra do trabalho de alguns artistas.
Marcello Barenghi (veja mais vídeos aqui)
Juan Francisco Casas: ficou conhecido por construir obras hiper realistas somente com caneta bic. Seu trabalho é realmente impressionante. Aqui vai uma amostra, se quiser ver mais um pouquinho clique aqui!
Alyssa Monks utiliza tinta a óleo para construir suas obras.“Quando comecei a pintar o corpo humano, me tornei tão obcecada com ele que precisava do máximo de realismo possível. Persegui realismo até que chegou a um extremo, e começou a desconstruir a si mesmo”, explica. Alyssa utiliza-se de “filtros” que insere em suas pinturas – como a presença de água, vidro, vapor – que distorcem as figuras que representa. Simplesmente emocionante!
Rajacenna é uma artista precoce. Com apenas 21 anos, essa holandesa é capaz de fazer ilustrações como essas:
Ela leva cerca de 40 horas para fazer cada figura dessas. E para aqueles que não acreditam ser possível, la vai um vídeo dela desenhando.
Bom, ficamos por aqui, espero que tenham gostado!








Nenhum comentário:
Postar um comentário