quinta-feira, 29 de agosto de 2013

E você? Acha que consegue?

Hoje vou falar um pouco sobre esportes. Amo fazer atividade física, adorava as aulas na academia, musculação, pilates e foi horrível ter que cancelar meu plano. Apesar de a maioria das pessoas pagarem academia sem frequentar (não sei como conseguem por sinal, pois eu me sentiria péssima em gastar tanto dinheiro para nada), eu aproveitava ao máximo o dinheiro investido.
Pois então, no final do ano passado tive que cancelar meu plano e fiquei muito mal, quando você se acostuma com uma atividade é difícil ficar sem fazer nada. Acredite, no começo sempre é difícil, para mim também foi, mas você tem que começar e pegar um ritmo, ai sim você sentirá falta quando não conseguir se exercitar.
A solução para o meu problema estava na minha maravilhosa Cacau. Minha vira-lata linda de 3 anos. Quando a pegamos ela era bebê, mas o veterinário disse que ela seria de médio porte. Adorei a noticia, pois sempre quis um cachorro grande, mas além disso ela também é super ativa (muitos não sabem lidar com isso, eu também não sabia). Quando adestrei a Cacau, o adestrador disse que teria que passear com ela todos os dias, pois se ela não liberasse essa energia nos passeios, ela descobriria uma forma de fazer e provavelmente não seriam coisas muito agradáveis. Melhor não arriscar, não é?
Então como meu exercício diário, juntei o útil ao agradável. Fui passear com a Cacau e à medida que foi se passando o tempo comecei a correr ao invés de somente andar (pois assim ela gastaria mais energia). Nunca imaginei que conseguiria correr tanto, afinal quando estava na academia eu não conseguia correr nem 2 minutos sem que eu ficasse sem ar, era difícil demais, o ar falta, as pernas ficam bambas, você não suporta mais um segundo.
Mas aos poucos fui aumentando meu tempo de corrida, participei de provas de 5 e 6 km e tentava sempre aumentar a distancia, mas estava tão acostumada que não conseguia. Fui meio louca, mas mês passado me comprometi a correr uma prova de 10km e nunca tinha treinado tudo isso, nem sabia se eu duraria o trecho todo, maluca mesmo, nem sei porque topei.
No último sábado coloquei como meta correr de qualquer jeito os 10 km para treinar, se eu não fizesse isso nunca conseguiria. Pior que sabe que deu certo!?! Corri 10 km, consegui voltar pra casa inteira e sem dores....... para mim foi uma vitória!

Comece a se mexer!

Muita gente fala para mim (e acredito que todos que praticam a corrida ou algum outro esporte escutam a mesma coisa) e dizem “nossa, queria muito correr assim também, mas não consigo”. Para todos vocês, vou dar uma dica infalível, que se você fizer é certeza de que conseguirá correr ou fazer qualquer atividade física é o essencial, se a dica numero um não funcionar, passe para a seguinte:
  1. COMECE
  2. FAÇA
Eu também não conseguia nem correr, depois eu só conseguia 5 km e agora sei que consigo 10 km. Sei que todo mundo que pratica esporte um dia não conseguia, mas a sua vontade e persistência é o que vai te fazer vencer.
Pensando um pouco mais, acho que podemos colocar essa dica para tudo em nossa vida. Eu tento viver assim sempre. Toda vez que você quiser fazer alguma coisa e pensar “queria tanto fazer isso, mas não consigo”, pare e reflita no como você acha que não consegue, já tentou? Se não tentou faça, se esforce e consiga. Comece!
O que nos move na vida são as metas, por isso se você não tem nenhuma, comece sua lista agora. Pare o que está fazendo e comece a escrever. Só conseguiremos algo a mais em nossas vidas quando pararmos de reclamar e começarmos a agir!
 
Camila Trinconi
 
 

2 comentários: