100 Escovadas antes de ir para a cama - de Melissa Panarello
Ler ou Não Ler? Bom, a decisão é sua. Deixarei registrada as minhas impressões e você decide.
Comprei o livro por curiosidade, confesso que por se tratar de um livro "erótico". O livro é um diário no qual a autora e também personagem, Melissa, conta suas aventuras sexuais, que não são poucas, apesar da pouca idade, 16 anos. A leitura é fácil, o livro possui apenas 150 páginas, porém descreve cenas polêmicas de sexo, o que explica o fenômeno de mais de um milhão de cópias serem vendidas.
A danadinha não teve preconceito, deu pra deus e o mundo! E ela descreve todas as suas experiências sexais nos mínimos detalhes, sem pudores. Mas uma coisa que me incomodou nessa história foi o fato que ela sempre culpa alguém pelos seus atos e começa culpando os pais.
"O problema é que meus pais só vêem aquilo que eles estão a fim de ver. [...] Minha mãe diz que sou uma mosca morta, que só ouço música de cemitério e que minha única diversão é me fechar no quarto para ler (isso ela não diz, mas eu percebo pelo olhar dela…). Meu pai não sabe de nada sobre o modo como passo meus dias, e eu não tenho nenhuma vontade de contar para ele."
Ela começa a contar sua história como uma garotinha virgem e estudiosa e termina, mesmo depois de todas as suas "aventuras" como uma garotinha insegura a espera do príncipe encantado. Fora que ela se contradiz o livro todo. Uma hora diz que quer ser tratada como um objeto, como uma prostituta e na outra ela diz que só quer amor e carinho...Sinceramente, achei meio uó....Mas...segue a sinopse!!
SINOPSE
O inverno europeu de 2000, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina. Um dos motivos que transformaram Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21
Boa leitura! Ou não!

http://minhateca.com.br/Afc/Livros/100+Escovadas+Antes+de+ir+para+Cama,17147.pdf
ResponderExcluir