Muita polêmica foi gerada nas últimas semana em torno do acontecimento. Manifestações contra a Copa, com a paticipação dos "black bocks e PCC" ameaçavam ocorrer na cidade de São Paulo. A música oficial feita para o evento "We are One (Ole Ola)" não emplacou. Queríamos algo que lembrasse mais a nosso país, interpretado por artistas brasileiros e que lembrasse o ritmo da batucada brasileira. Mas a Fifa escolheu We Are One (Ole Ola), uma canção do rapper Pitbull (???), com participação da cantora norte-americana Jennifer Lopez e a brasileira Claudia Leitte. Lançada em 7 de abril de 2014 pela iTunes Store, a faixa fará parte do álbum One Love, One Rhythm - The 2014 FIFA World Cup Official Album (2014).
Surgiu um boato que a cantora Jennifer Lopez não participaria do evento, o que nos fez pensar que talvez agora tivesse chegado a hora de mostrar mais nossa cara por meio da cara de Claudia Leite. Só que JLo desmentiu os boatos e confirmou presença no show de abertura. Bom, sinceramente, ela seria muito burra se não aproveitasse esse momento pois seria vista por milhões de pessoas. E Claudia Leite? Qual seria seu papel na festa? Seria usada como papagaio de pirata? No fundo, apesar de muitas criticas feitas contra, queríamos mais Claudia Leite, por que Claudia Leite é Brasil.
A expectativa era alta também por outro motivo: e a Dilma? Iria falar e arriscar ser vaiada, como aconteceu ano passado em Brasilia na abertura da Copa das Confederações?
E aí chegou a hora. A abertura foi feita no padrão FIFA. Cerca de 600 pessoas participaram fantasiadas de flores, samambaias, arvores, índio, bola...Todos dançando sem parar em volta de um globo que refletia figuras e bandeiras dos países participantes. A cerimonia foi uma decepção que repercutiu nas redes sociais instantaneamente. Li uma enxurrada de críticas negativas. A abertura foi criticada principalmente por ter sido planejada por uma artista belga, escolhida pela FIFA. Como uma belga poderá dizer como é ser brasileiro? A cerimônia foi comparada ao show do criança esperança, a teatro de escola infantil. Veja aqui o desabafo da atriz Maitê Proença
O trio, Pitbull (???), JLopes e Claudia Leite não empolgou. Na minha opinião faltou entrosamento. Jlo e Claudia Leite estavam disputando quem rebolava mais, quem tinha mais gingado. E para completar ainda tivemos a impressão de que foi feito playback. Disseram depois que houve um delay entre imagem e audio, mas na minha opinião foi o bom e velho playback mesmo.
E para encerrar, não... nossa presidenta não discursou. Nem mesmo o pronunciamento protocolar, que oficializa o início da competição foi feito. Mas ela estava lá no estádio, vendo tudo de uma área reservada. E o plano de não ser vaiada foi por agua abaixo. Ganhou um sonoro "Ei, Dilma, vai tomar no c...". O colunista Juca Kfouri postou um duro comentário contra os torcedores que xingaram a presidente Dilma Rousseff no Itaquerão; “gente que tem dinheiro, mas não tem educação nem civilidade”; assista ao vídeo com comentários na ESPN.
Abaixo, uma seleção das cerimônias de abertura das Copas de 1994 até 2014.
Brasil 2014
Africa do Sul 2010
Alemanha 2006
Coréia do Sul e Japão 2002
França 1998
Estados Unidos 1994
E você? O que achou da cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2014? Foi uma festa da FIFA ou do Brasil? Foi uma festa dos gringos para brasileiro ver? Dê sua opinião. Comente. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário